segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Conheça o melhor tipo de barba para cada rosto

Visagismo ajuda a fortalecer a autoestima do homem


Falar que os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupados com a aparência não é novidade. Eu particularmente acho um charme... Mas será que eles sabem como escolher o corte de barba mais adequado ao formato do rosto, levando em conta tanto a estética quanto o estilo de vida?

Essa é a proposta do chamado visagismo de barba. O desenho dos pelos realça ou suaviza as linhas do rosto — uma sutil mudança capaz de fortalecer a autoestima e afinar a "mensagem" que se deseja transmitir.

— Nós procuramos fazer uma leitura do perfil das pessoas, de sua personalidade, profissão e características físicas, para, então, decidir aquilo que melhor se encaixará — explica o técnico de beleza Augusto Moraes.
Do francês "visage" (rosto), o visagismo busca ser um sistema harmonizador dos traços físicos e psicológicos da pessoa. Para isso, trata as características naturais como linguagem, podendo lançar mão de artifícios, como maquiagem, penteado e coloração de fios, para frisar uma qualidade buscada.
Qual a barba certa?
OVAL: considerado perfeito por suas linhas acentuadas, combina com todos os tipos de barba. Caso tenha um queixo mais longo, o cavanhaque é uma boa pedida. Se o queixo for mais fino, um contorno das laterais é melhor — sem bigode e com barbicha.

REDONDO: não fica tão bem sem barba. O ideal é usar cavanhaque e bigode para afinar as feições, abusando das barbas mais ralas por facilitar o desenho em vários formatos. Também é interessante retirar os pelos das bochechas.

QUADRADO: a ideia é suavizar seus traços com uma barba completa e bem desenhada, de formato arredondado. Se quiser tirar tudo, é uma boa deixar as costeletas mais longas e com linhas mais retas, ou apenas deixá-las mais rentes e com linhas mais delineadas. Essas dicas também ajudam o formato retangular, menos comum.

TRIANGULAR: para tirar a atenção das laterais, o ideal é preencher com a barba toda a sua parte inferior do rosto. Também deve ser mais larga e cheia.




Cada pessoa nesse mundo tem o  seu charme própriocharme. Seja uma forma de olhar, de falar, de se comportar. É possível afirmar que cada qual tem uma particularidade que possa agradar a alguma pessoa. Muitas mulheres e alguns homens, contrariando a moda atual de homens completamente lisos, curtem barba e a cultivam.
Ter uma barba não se trata apenas de deixar os pêlos faciais crescerem. Ter uma barba é saber cuidar e utilizar ela a seu favor. Afinal de contas, uma barba bem feita dá um ar de pessoa mais equilibrada e séria. O blog Homem Moderno listou os cuidados necessário para se ter uma bonita e saudável barba. Confira!
Mas enfim, se você já cultiva uma ou quer aderir ao look… aqui vão algumas diquinhas para cuidar da sua ”menina” da melhor maneira possível:
  • Sempre que for lavar o cabelo… lave a barba com shampoo e depois use um condicionador nela. Só não esqueça de enxaguar por completo, sem deixar resíduo algum. Pra sua informação: há inclusive shampoos específicos para barba que você pode até lavar o cabelo com. Eles são para aqueles que não gostam muito do “gosto” de shampoo para cabelos ao redor da boca. Ou então use um mais neutro e suave para tal. Se for de sabonete mesmo, pelo menos use um sem sal na fórmula.
  • Para aparar em casa tenha um bom espelho, do tipo amigo. E use-o.
  • Sempre apare a barba com tesoura específica (melhor para as muito cheias e fofas) ou um trimmer para barba (mais adequado para as mais espessas). Se não sabe aparar, apare com um profissional ou vá a um para aprender com ele como fazer. De uma maneira geral, apare de um lado primeiro e depois do outro. Tem gente que prefere começar pelo queixo e ir até às orelhas, outros o contrário. Tem gente ainda que começa pela outline da barba e finaliza com a parte interna. Escolha o seu. Mas nunca apare com ela molhada, pois os pêlos ficam maiores molhados e pode dar diferença quando secar.
  • E para secá-la, nada de esfregões. Dê tapinhas com a toalha nela delicadamente.
  • Penteie a barba com um pente para tal finalidade na direção de crescimento dos pêlos para tirar embaraços e sujeirinhas. Depois escove com uma escova se quiser.
  • Um gel modelador pode ser usado para deixá-la arrumadinha e no lugar.
  • Se tiver áreas para raspar, para manter o formato da barba em dia, faça de acordo com o barbear perfeito.
E estas dicas valem tanto para cavanhaques, barbas, bigodes e costeletas.

2 comentários:

Obrigada pelo comentário...