sexta-feira, 23 de setembro de 2011

✿ Primavera \0/

A primavera é uma das estações do ano após o inverno e antes do verão. É uma estação muito boa e muito esperada por todos, caracterizada pelo aparecimento das flores e associada à fauna e a flora. Essa estação é conhecida por manter um clima gostoso, nem quente, nem frio, mas um tempo ameno, por isso é a estação preferida de muita gente.

É uma estação caracterizada pelo nascimento e crescimento tanto das flores quanto dos animais também. Em todos os filmes, desenhos, sempre que alguém irá se referir a primavera, refere-se como um clima gostoso, com vento e flores desabrochando, com um cenário bem florido e colorido.
A primavera é ansiosamente aguardada por todos, embora muitos não saibam quando começam e quando terminam as estações do ano. É muito comum não saber a data exata em que as estações mudam, mas caso você não saiba, nós responderemos.

A primavera no ano de 2011, terá início no dia 23 de setembro e terminará no dia 22 de dezembro.

Agora você já sabe qual o período da primavera e poderá preparar suas roupas de meia estação. Prepare tanto roupas para calor quanto para o frio, a primavera muitas vezes nos surpreende. Aproveite a primavera e faça diversos programas, vá ao parque e aproveite.


Aqui as àrvores estão belissímaaaaaas com suas flores...
Amo a primaveraa \0/

PRIMAVERA

Ela chega discreta
na metamorfose divina
com seus encantos, sua beleza
Seus varios perfumes,
com seu jeito peculiar.
Da vida ao seco
trazendo vigor da florada
uma eclosão de cores
num calor de amores
em uma brisa que enternece.
Crianças brincando na chuva
sobre um céu colorido
olhares sorridentes
pulsando nos movimentos
Ah, doce e bela primavera!




Rock In Rio 2011


Rock in Rio é um festival de música, idealizado por um  brasileiro, Roberto Medina, foi realizado pela primeira vez em 1985. Nasceu no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial!!! Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve nove edições, três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2011 retorna ao Rio de Janeiro e será realizado a partir de hoje 23, até dia 25/10 e do dia 29/09/ a 02/10, ou seja dois finais de semana de muita festa, com muitas atrações nacionais e internacionais.O festival acontece no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.


O festival abrira no Palco Mundo com: Paralamas do Sucesso, Titãs, Milton Nascimento, Maria Gadú e Orquestra Sinfônica Brasileira.Claudia Leitte, Katy Perry, Rihanna, Elton John.
Dia 24 de setembro: Nx Zero, Stone Sour, Capital Inicial, Snow Patrol, Red Hot Chili Peppers(amo).
Dia 25 de setembro: Glória, Coheed and Cambria, Motörhead, Slipknot, Metallica.
Dia 29 de setembro: Legião Urbana (participação especial da Orquestra Sinfônica Brasileira), Janelle Monáe, Jamiroquai, Ke$ha, Stevie Wonder.
Dia 30 de setembro:Marcelo D2, Jota Quest, Ivete Sangalo, Lenny Kravitz, Shakira (amooo).
Dia 01 de outubro: Frejat, Skank, Maná, Maroon 5, Coldplay.
Dia 02 de outubro: Detonautas, Pitty, Evanescence, System of a Down, Guns N' Roses.
O festival ainda conta com o Palco Sunset, com grandes nomes da musica, como:  Sandra de Sá, Angra, Ed Motta, Rui Veloso, Andreas Kisser, Joss Stone, Cidade Negra, Martinho da Vila, Erasmo Carlos, Arnaldo Antunes, Marcelo Camelo.


E o melhor, para aqueles que não vão ir, o Rock in Rio 2011, terá cobertura especial na Internet e na televisão, por G1, TV Globo, Multishow e Ego. Transmissão ao vivo, reportagens direto da cidade do rock, as 19h, começa a transmissão ao vivo dos shows do Palco Mundo, com exclusividade na Internet brasileira! \o/ ....

Francine Smith Ribeiro
acadêmica de Direito.








terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 de Setembro - Revolução Farroupilha

Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.

Mas para entender o porquê da importância da data, é necessário conhecer melhor o contexto histórico, as razões e no que resultou o conflito. Vamos lá.

República do Piratini





Vestimentas e armas usadas pelos farrapos.Crédito: Lilian Baptista
Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul

Vestimentas e armas farrapas


Na década de 1830, os estancieiros do Estado do Rio Grande do Sul viviam uma desconfortável situação econômica. Seu principal produto, o charque (carne-seca), cuja maioria da produção era destinada ao abastecimento do mercado interno brasileiro (particularmente à classe média brasileira que se formava com a exploração de metais preciosos nas Minas Gerais), sofria forte concorrência externa. A carne-seca argentina e uruguaia não era tributada na importação e, portanto, era comercializada a preços competitivos em território nacional, criando dificuldades aos produtores gaúchos. Apesar de inúmeras reivindicações, nenhuma atitude tomou o governo do império.

Por outro lado, crescia no sul do País um sentimento de descontentamento com o poder centralizador do império. É bom lembrar que o Império brasileiro havia sido proclamado em 1822, uma década antes. No Rio Grande do Sul, este movimento era liderado pelo Partido Exaltado - seus integrantes eram chamados de farroupilhas, uma forma pejorativa de dizer que eles se vestiam de farrapos, apesar dos líderes serem estancieiros, o que chamaríamos hoje de fazendeiros. Eles defendiam a instauração do sistema federalista, bem como a substituição da monarquia pelo regime republicano.

Foi então que, em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas se rebelaram e, armados, tomaram o poder de Porto Alegre: foi o estopim da guerra. O governo bem que tentou reverter a situação, mas era tarde demais. Em 1836, os farroupilhas proclamaram a República do Piratini. Bento Gonçalvez, líder dos revoltasos, foi conclamado como primeiro presidente.

Processo muito semelhante ocorreria três anos mais tarde, em 1839, no Estado de Santa Catarina. Liderados por Giuseppe Garibaldi e Davi Canabarro, os rebeldes proclamaram a República Juliana. Garibaldi, um aventureiro italiano que dizia lutar contra as injustiças, veio ao Brasil especialmente para ajudar os farrapos. Em Santa Catarina, acabou casando com Anita Garibaldi, uma catarinense que aderiu ao movimento de insatisfação contra o império. Com a proclamação da República Juliana, o movimento estava no ápice. Em 1838 e 1839, o governo das "novas repúblicas" tomou as seguintes medidas:

  • Libertação dos escravos, que haviam participado da revolução
  • Redução dos impostos sobre exportação
  • Restabelecimento do imposto sobre importação de gado
  • Criação de uma fábrica de arreios e uma outra de curtição de couros
  • Promoção do recenseamento da população
  • Instituição da Assembléia Constituinte e do sufrágio universal

Bento Gonçalves

O Império contra-ataca

Anita Garibaldi

Dom Pedro 2º assumiria o trono do Império, em 1840, sob forte instabilidade institucional. Logo, procurou restabelecer a paz no sul do País, propondo anistia aos rebeldes farroupilhas. Não obteve sucesso.

Foi então que, em 1842, as forças militares do governo federal, comandadas pelo então barão de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva), começaram a conter a revolta. É claro, a ferro e fogo.

A revolução Farroupilha chegaria ao fim somente no ano de 1845, com a celebração de um acordo entre o Império e os rebeldes, representados pelo barão de Caxias e Davi Canabarro (outro líder farrapo), respectivamente. De um lado, os revoltosos eram anistiados e os oficiais Farroupilhas eram incorporados ao exército nacional. De outro, os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltavam a fazer parte do império brasileiro. E os charques argentino e uruguaio passaram a ser taxados em 25%.
Giuseppe Garibaldi